Na última quinta-feira (27/3), o secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Roosevelt Figueiredo, apresentou o Sistema de Orçamento e Finanças por Inteligência Artificial (SOFia) no 1.º Encontro de Gestores de Finanças dos Tribunais de Justiça do Brasil, em Florianópolis (SC). O sistema, que está em fase final de implantação no TJPI, tem por objetivo integrar os diversos sistemas na estrutura do tribunal, facilitando o acesso a informações financeiras de maneira mais célere, eficiente e transparente.
“A SOFia é uma ferramenta moderna e inteligente que, a partir da alimentação de dados do Judiciário, busca integrar os sistemas financeiros adotados pelo TJPI de forma a disponibilizar, através de uma pesquisa mais simplificada, informações seguras e precisas aos seus usuários. Mais uma tecnologia que trará grandes avanços ao tribunal piauiense”, afirmou o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira.
Para o secretário de Orçamento e Finanças do TJPI, Roosevelt Figueiredo, a inovação tecnológica reforça o compromisso do tribunal piauiense com a modernização e a eficiência na gestão pública, colocando o Piauí na vanguarda da utilização de IA em integração de sistemas orçamentários do Poder Judiciário.
“Lançamos estrategicamente a SOFia no Encontro, que reúne especialistas e profissionais da gestão de finanças dos tribunais estaduais de todo o país, pois acreditamos no seu impacto no cenário macro do Judiciário. Claro que este primeiro momento será de implantação, desenvolvimento e aprimoramento, mas sabemos que essa ferramenta irá dinamizar e garantir ainda mais transparência e celeridade na busca por informações orçamentárias dentro do Judiciário piauiense”, afirmou o secretário Roosevelt Figueiredo.
1.º Encontro de Gestores de Finanças
Durante o evento, os gestores discutiram a proposta para a criação do Comitê de Apoio Técnico Financeiro e Orçamentário, um órgão auxiliar e consultivo, que será submetido à apreciação do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que também ocorre em Florianópolis.