sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

“Você não saberá o que é real”, diz Jack Dorsey sobre futuro com deepfakes

Compartilhe

O ex-CEO e cofundador do TwitterJack Dorsey, fez novas declarações que ressaltam os desafios associados aos deepfakes e à IA generativa. Em palestra publicada nas redes sociais, Dorsey argumenta que, devido à capacidade atual de criar imagens e vídeos falsos de maneira extremamente realista, será cada vez mais difícil distinguir o que é real do que é fabricado.

Em um cenário em que qualquer pessoa com um celular e internet pode ter acesso às ferramentas de geração e manipulação de imagens e vídeos, a preocupação de Dorsey ganha relevância. Para o empresário, é preciso uma mudança de mentalidade do publico sobre a forma como consome os conteúdos online.

Alerta sobre deepfakes

Jack Dorsey alerta que, nos próximos cinco a dez anos, poderá ser virtualmente impossível discernir entre realidade e ficção digital, e compara a experiência a estar em uma simulação.

“Você literalmente não saberá o que é real e o que é falso. Será quase impossível dizer. Será como se você estivesse em uma simulação. Porque tudo parecerá fabricado, tudo parecerá produzido”, afirmou durante a apresentação.

Segundo o empresário, as pessoas deverão confiar menos e verificar mais as informações, assumindo uma postura mais crítica e cética em relação aos materiais que circulam na rede.

Além disso, Dorsey abordou o impacto da automação alimentada por IA na realização de tarefas anteriormente executadas pelo cérebro humano, sugerindo que isso pode afetar nossa capacidade de desenvolver conexões cerebrais significativas.

O atual proprietário do X (o antigo Twitter), Elon Musk, comentou em uma publicação com o vídeo de Dorsey na plataforma questionando “como sabemos que ainda não estamos lá?” — como uma provocação à ideia de estarmos vivendo uma simulação.

Dorsey e a Bluesky

Recentemente, Jack Dorsey anunciou sua saída da diretoria da Bluesky, projeto que ele ajudou a criar como uma alternativa descentralizada ao X (antigo Twitter). A decisão do executivo de se afastar ocorreu após discordâncias sobre a direção da moderação de conteúdo na plataforma.

Eduardo Corrêa
Eduardo Corrêahttps://direitoconectado.net
Apaixonado por tecnologia. Professor da disciplina Direito e Tecnologias Digitais. Coordenador Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Fibra. Líder do projeto de extensão DireitoConectado.Net

Mais...

Últimas Notícias