INTRODUÇÃO
Durante esse estágio avançado de desenvolvimento tecnológico em que vivemos é comum que a internet influencie cada vez mais na vida das pessoas, mas algo que com certeza foi ímpar no mundo todo foi o advento de um partido, ou melhor, um “não partido” (como eles se denominam) na Itália, o chamado “Movimento 5 Estrelas”, que tem sua base pautada principalmente nos meios tecnológicos para desenvolvimento de sua política.
DO ADVENTO E DESENVOLVIMENTO DO M5S
“Eu o encontrei […] numa noite de abril, durante meu espetáculo ‘Black Out’. Ele veio ao meu camarim e começou a me falar sobre internet. De como a internet podia mudar o mundo.”
É o que diz Beppe Grillo (comediante na época) de seu colega e co-fundador do partido, Gianroberto Casaleggio (especialista em marketing digital).
Gianroberto acreditava que a internet iria revolucionar a política italiana, pois é nela que a opinião pública é pautada, inclusive possuía uma visão bastante singular dos eleitores, equiparando-os a consumidores, pois cheios de demandas as quais cabiam aos políticos cumprir.
Após diálogos com o comediante Beppe Grillo, que concordou com sua proposta, em 26 de janeiro de 2005 eles criaram um blog chamado “Beppegrillo.it”. De início o blog funcionava da seguinte maneira, Grillo era a capa, a pessoa que, aos olhos do público, era o responsável pelo site e a opinião política contida nele, porém na realidade era apenas um “ator” muito carismático. Por trás dos panos a Casaleggio Associati, empresa de Gianroberto, colhia na internet os tópicos mais populares e a opinião pública majoritária para, em fim, enviar para o próprio Gian, para que este redigisse os textos que seriam publicados na “Beppegrillo.it”.
Tal prática assemelha-se muito ao algorítimo utilizado atualmente pelas redes sociais, que filtram o conteúdo que chegará aos seus usuários com base em seus gostos e preferências.
Com isso, o blog se tornou um fenômeno na Itália e no mundo em pouco tempo. Com intenções mais ganaciosas, Casaleggio propôs que Beppe Grillo e seus seguidores (leitores fiéis do blog) começassem a se reunir digitalmente utilizando o software “Meetup” para discutir a política do país. O sucesso dessa nova forma de fazer política se tornou tão expressiva que conduziu centenas de apoiadores às ruas em manifestação de insatisfação direcionada à política tradicional italiana no chamado “Vaffanculo day”.
Vale ressaltar que o Movimento 5 Estrelas não é formalmente um partido, nem uma associação, como afirma um de seus posts:
“O Movimento 5 Estrelas representa uma plataforma e um meio de confrontação e de consulta que tem suas origens e encontra seu epicentro no blog www.beppegrillo.it. O contato com o Movimento 5 Estrelas é garantido exclusivamente por meio da caixa de correio eletrônico, cujo endereço é movimento5stelle@beppegrillo.it.”
Para seus adeptos, o M5S ( movimento 5 stelle) é uma forma de democracia direta, em que há a participação efetiva do homem comum no cenário político por meio de uma simples manifestação nos comentários do blog.
Com o passar do tempo, o funcionamento do blog foi sendo intensificado, havendo a admissão de um número maior de pessoas operacionalizando ele, redigindo textos, fazendo essa política digital e controlando a opinião popular em cada post. Para esse “não partido” o importante é ter visibilidade e não necessariamente o conteúdo em si, por conta disso a disseminação de Fake News ou verdades distorcidas se tornaram frequentes em posts sensacionalistas. As personalidades tidas como o rosto desse movimento possuem um pré-requisito em comum: são entusiastas, “atores” carismáticos, pouco importando se tem ou não algum tipo de conhecimento político.
“Assim chegamos às eleições de fevereiro de 2013, quando o Movimento, com pouco menos de 9 milhões de votos e 25% do sufrágio, se torna o partido mais votado da Itália ” – texto extraído do livro: “Os engenheiros do caos”, de Giuliano da Empoli.
Com o passar dos anos cada vez mais personalidades adeptas ao movimento foram eleitas, ademais, vale ressaltar que tais eleitos em nada controlavam as atividades de seus novos cargos, pois ficava tudo por incumbência do M5S, sendo os eleitos apenas marionetes dessa grande máquina política.
Tal se tornou a relevância desse blog como formador da opinião pública que em 2016 o prefeito de Roma foi obrigado a renunciar seu cargo por conta de diversos escândalos proliferados pelo site.
CONCLUSÃO
Como exposto ao longo desse post, a internet tem se tornado cada vez mais relevante em diversos aspectos da vida contemporânea, tendo suas qualidades mas também seus defeitos. É importante ficarmos sempre atentos à forma com que ela está sendo usada pois trata-se de mecanismo bastante abrangente que, assim como pode facilitar muito nossas vidas, também pode causar enormes prejuízos, principalmente em âmbito político.
BIBLIOGRAFIA
Esse post tem como base informações contidas no livro “Os engenheiros do caos”, de Giuliano da Empoli.